O que são antibióticos?

No dia-a-dia vejo algumas dúvidas sobre conceitos como antibiótico, anti-inflamatório e anti-viral.

O que é um antibiótico?

Um antibiótico é uma substância que mata bactérias (bactericida) ou impede o  seu crescimento ou a multiplicação (bacteriostático). Podem ser naturais ou sintéticos e são utilizados para tratar infecções por bactérias. Conforme foi dito, em geral destinam-se a actuar sobre bactérias e não sobre vírus ou fungos.

Qual é a diferença entre um anti-inflamatório e um antibiótico?

Algumas pessoas confundem a acção anti-inflamatória com a antibiótica. Talvez porque a maioria das infecções fazem-se acompanhar por inflamação e, por esse motivo, podem ser utilizados anti-inflamatórios no tratamento sintomático dessas patologias.

A inflamação é uma reacção de defesa do organismo a um determinado agente. Esse agente pode ser, inclusivamente uma bactéria, nesse caso um agente biológico. Mas pode ser também causada por agentes físicos (ex. queimadura) ou químicos (ex. agente corrosivo). Pode também ser despoletada por um alergéneo. Pode até ser provocada pelo próprio organismo, como no caso das doenças auto-imunes.

Algumas pessoas procuram antibióticos quando têm, por exemplo, uma forte inflamação na garganta sendo que, em muitos casos, a causa pode não ser bacteriana. Mesmo sendo causada por microrganismos, em muitos casos poderá ser causada por um vírus, caso em que o antibiótico não surtirá efeito.

Os antibióticos são sujeitos a receita médica precisamente por esse motivo, entre outros.

Então, por que é que os antibióticos são sujeitos a receita médica?

Por muitos motivos, entre os quais:

  • Porque nem todas as situações os justificam e é preciso tentar perceber a causa (com um médico);
  • Porque diferentes antibióticos têm diferentes espectros de acção, isto é, actuam sobre microrganismos diferentes;
  • Porque o seu uso excessivo pode causar resistências, que são perigosas para a comunidade;
  • Porque não devem ser tomados de ânimo leve, só em casos necessários, uma vez que acarretam riscos e desregulam a flora microbiana normal do organismo;
  • Porque muitas infecções são causadas por vírus e é preciso fazer a distinção (para alguns vírus existem anti-virais (ex. varicela).

O que é a resistência aos antibióticos?

Se uma pessoa não tomar correctamente o antibiótico ou se utilizar intensivamente antibióticos, as bactérias vão-se adaptando (“habituam-se”) aos antibióticos, tornam-se mais fortes e os antibióticos deixam de fazer efeito sobre elas. Isto é, os antibióticos conseguem destruir algumas bactérias mas outras tornam-se resistentes e sobrevivem, multiplicando-se.

Isto é importante porque se as bactérias se forem tornando cada vez mais resistentes aos antibióticos existentes, podemos chegar a um ponto em que não temos antibióticos que actuem sobre as infecções bacterianas e ficaremos à mercê de infecções potencialmente fatais.

O que fazer para diminuir a resistência aos antibióticos?

A principal forma de prevenir a resistência aos antibióticos é tomando correctamente os antibióticos e apenas quando forem realmente necessários. Para isso, devem ser tomados no intervalo horário certo. Isto é, se um antibiótico deve ser tomado de 12h/12h, esse horário deve ser respeitado, para impedir que haja flutuações de concentração de antibiótico no sangue, uma vez que, caso essa concentração diminua, nesse período as bactérias vão “aproveitar” para se desenvolver.

Além desse motivo, flutuações na concentração do antibiótico vão afectar a eficácia do antibiótico, podendo comprometer a sua acção contra uma determinada infecção. Tome sempre o antibiótico de acordo com as indicações do seu médico e, se tiver dúvidas, consulte o seu farmacêutico.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: