Como lidar com o fim de vida dos medicamentos

Os medicamentos, por definição, contêm substâncias químicas, com acção terapêutica. Como tal, representam um risco para o meio ambiente, se não forem descartados da melhor forma.
Assim sendo, os medicamentos devem ser colocados nos contentores Valormed, para serem destruídos de acordo com as melhores práticas. Para tal, devem ser entregues nas farmácias.
Devem ser entregues medicamentos fora de prazo ou que já não utiliza/necessita e os materiais usados no acondicionamento e embalagem dos produtos adquiridos (cartonagens vazias, folhetos informativos, frascos, blisters, ampolas, bisnagas, etc.). Igualmente, devem ser entregues os acessórios utilizados para facilitar a sua administração (colheres, copos, seringas doseadoras, conta gotas, cânulas, etc.).
Os materiais recicláveis, como a cartonagem, serão reciclados. Os restantes materiais, serão incinerados, de forma a proteger o meio ambiente de contaminação.
Deitar os medicamentos na rede de esgotos pode causar vários problemas de saúde pública, como aumentar a resistência aos antibióticos. A forma mais segura de lidar com os excessos de medicamentos, é entregá-los no farmácia, para serem colocados nos contentores Valormed.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: